Persona Viagens

Um novo jeito de descobrir o mundo

Dica de Viajante: Colômbia

Convento de La Popa, Cartagena

Convento de La Popa, Cartagena

Nossos queridos clientes Selma Coelho e seu marido, Cleon Valentim, fizeram uma viagem inesquecível à Colômbia e voltaram cheios de dicas! Confira abaixo o que eles têm a dizer desse passeio maravilhoso:

“A certeza de que uma viagem valeu a pena é quando a gente volta para casa e pensa: faria tudo outra vez. Ultimamente fomos tomados, eu e meu marido, por uma vontade de conhecer a América do Sul e Central, basicamente por dois motivos: pelas semelhanças e também diferenças com a nossa história (já que somos os únicos descobertos por portugueses) e pela conscientização de todos os países da importância do turismo na economia. Daí, vieram as facilidades de voos, hotéis, etc., sem falar na Internet. Entre 07 e 17/02/2014, nosso roteiro foi a Colômbia – hoje uma outra Colômbia, uma grata surpresa. Foram três dias em Bogotá (Hotel Pestana), três em Medellin (Hotel Poblado Alejandria) e quatro em Cartagena (Hotel Caribe). Gostaria de contar todos os detalhes, mas tenho dificuldades em economizar nos textos.

Começando por Bogotá, já nos impressionou o aeroporto, do tipo que todos os brasileiros sonham. As prestações de serviço achamos sob medida. Contratamos um táxi que presta serviços ao hotel para o primeiro e segundo dia de passeios. Achamos mais confortável, afinal, por um tempo de 5 horas, conseguimos nos organizar melhor e ter um guia, com um custo diário de 200,00 e o motorista, um gentleman. Primeira parada, Bairro Candelária, bairro central que marca a história política de Bogotá. Antigo e muito simples, porém charmoso.

O centro do bairro é a Praça Bolívar com a Catedral e o Palácio da Justiça. Ao redor, com ruas estreitas e ladeiras, o Palácio e residência oficial do governo, Museu do Ouro, Museu Botero, Galerias de Artesanato, Universidades, Colégios e muita gente circulando.

Gostaria de ter ido à noite, mas comentavam dos riscos e por precaução não fomos. Mas me arrependi, deveria ter seguido meus instintos. De lá, um belo percurso até Monserrat, de onde se avista toda a Bogotá, numa subida de bondinho com uma vista maravilhosa. À noite deve ser espetacular, mas muito frio, afinal, a temperatura em Bogotá durante todo o ano varia entre 10 a 20 graus. Era o lugar perfeito para eu morar, por causa do clima. À noite, fomos caminhar pelas cercanias do Hotel, uma delícia.

Praça Botero (Medellin); Monserrat (Bogotá); Bairro Aurora (Medellin); Castelo de San Filipe (Cartagena).

Praça Botero (Medellin); Monserrat (Bogotá); Bairro Aurora (Medellin); Castelo de San Filipe (Cartagena).

No dia seguinte, fomos no mesmo taxi à Catedral do Sal, no município de Zipaquirá, a 40 minutos de Bogotá em direção ao norte. Trata-se de uma antiga mina desativada onde fizeram uma via-crúcis. Qualquer elogio é pouco para a beleza do lugar. Almoçamos na mesma cidade e fomos conhecê-la. Também nem sei como descrevê-la, é uma cidade turística, adoraria ter pernoitado naquele lugar – prestem atenção nessa indicação! Como era sábado, tinha uma apresentação da Sinfônica de Bogotá, mas não encontramos mais ingressos.

Domingo foi para passeios ao ar livre, parques, ruas movimentadas, shoppings… E segunda… Medelín, a cidade que é uma eterna primavera. Noventa por cento da cidade é rodeada pelos Andes; casas, prédios e condomínios são de tijolo à vista, como Bogotá, o que dá um ar campestre. Ao contrário de Bogotá, praticamente todo o roteiro em Medellin pode ser feito por metrô: Bairro Aurora (periferia que inspirou o teleférico no Alemão, Rio de Janeiro – com a diferença que os bondes pegam os passageiros numa estação do metrô, transportando 8 pessoas sentadas), Jardim Botânico, Aquário, Planetário; bairros comerciais e populares, mas sempre com uma atração, como a praça Botero, com várias peças do artista ao ar livre.

Há muito mais atrações do que tempo para aproveitá-las, como o Polo de Modas e as cidades turísticas nas redondezas. Ainda tínhamos quatro dias maravilhosos em Cartagena, caribe colombiano de uma importância inquestionável na história do país. Nos hospedamos num Hotel maravilhoso, de frente para o Atlântico, na parte nova de Cartagena, onde há uma grande concentração de hotéis, restaurantes, lojas de artesanato e de grife. Caminhar aí, é tudo de bom.

Fotos da Cidade Murada, em Cartagena

Fotos da Cidade Murada, em Cartagena

Imperdível também é a Cidade Murada, 11km de muralha construída pelos espanhóis para impedir o ataque dos piratas. A cidade tem ruas estreitas, muitas ruas, com casas de 2 andares e varandas com jardineiras belamente floridas, restaurantes, hotéis, Catedral, igrejas, teatro, comércio de todos os tipos, lojas de grife e uma significativa presença dos moradores de bairros mais pobres. Há muitos vendedores de rua que, como em todo lugar, deixam um certo incômodo. Nada que tire nossa alegria e bom humor. Fomos recomendados a não visitar a cidade à noite e nem nos hospedarmos nos hotéis. Outra vez acho que deveria ter seguido minha intuição.

 O Castelo de San Filipe, que foi construído também pelos espanhóis para reforçar a segurança da cidade, tem que fazer parte de qualquer roteiro. Foi considerada uma das obras mais importantes da Engenharia militar do continente.

Muito bom também é o Convento de La Popa, assim chamado por se parecer com a popa de um navio, conhecido igualmente por Conjunto da Nossa Senhora da Candelária. Passear pelos bairros que circulam a Cidade Murada é delicioso.

Enfim… Colômbia maravilhosa, eu recomendo.”

Catedral do Sal (Bogotá); Cidade Murada (Cartagena); Bairro Candelária (Bogotá); Cidade Murada (Cartagena)

Catedral do Sal (Bogotá); Cidade Murada (Cartagena); Bairro Candelária (Bogotá); Cidade Murada (Cartagena)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Arquivo

Endereço

Rua Francisco Deslandes, 971 - Sala 512 - Belo Horizonte/MG - Brasil - 30310-530

Contato

+55 (31) 3264-1212 persona@ personaviagens.com

Compartilhe

Facebook Twitter More...

Twitter

Instagram

Instagram
%d blogueiros gostam disto: