Persona Viagens

Um novo jeito de descobrir o mundo

Check list de viagem: 12 itens para conferir antes de viajar!

preparação de viagem

Viajar nos enche de expectativas e nossa cabeça gira com tanta ansiedade. São tantas coisas para pensar, tanta vontade de conhecer novos lugares, que as vezes a gente se esquece de conferir itens importantes. Mas não se preocupem, estamos aqui para te ajudar!

Confiram abaixo um check list básico para os viajantes. E não se esqueça, caso qualquer dúvida apareça, é só nos procurar!

1. Verifique a validade do seu passaporte

Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade ao entrar no país. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar (a dica é fazer o requerimento por volta de 7 meses antes do vencimento), a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino. No caso dos países do Acordo de Schengen, deve-se ter o passaporte válido por, no mínimo, 90 dias após a data prevista de retorno.

2. Verifique a necessidade de visto para o país de destino

Os turistas brasileiros são liberados de visto em diversos países (normalmente para viagens de até 90 dias). Para se assegurar sobre a necessidade de visto para destino que você escolheu, converse conosco.

3. Recomendamos levar a PID (Permissão Internacional para Dirigir), juntamente com a CNH

Se você pretende alugar um carro no exterior, é necessário que tire a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran de seu estado. Entretanto, não se deve esquecer de levar, também, a Carteira Nacional de Habilitação, pois a PID só é válida se apresentada junto à CNH.

4. Leve cópia da documentação (passaporte, cartões de crédito, CNH, PID, vouchers, contrato de câmbio referente à compra de moeda, etc)

Pode parecer besteira levar esse tanto de cópia, mas não é! Em caso de furto ou perda de qualquer documento no exterior, ter as cópias em mãos facilita – e muito – na hora de pedir outros documentos e tomar as providências necessárias para cancelamento de cartões. Você pode, também, escanear os documentos e salvá-los em seu e-mail: é uma segurança a mais, caso as cópias também sejam perdidas ou você não queira levar tantos papéis em sua viagem, e você terá acesso à eles em qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

5. Leve receitas médicas (preferencialmente no idioma do país de destino ou em inglês)

Comprar remédios no exterior é sempre muito complicado… caso você precise tomar algum medicamento regularmente, compre a quantidade necessária para todo o período da viagem e leve, junto à ele, uma prescrição médica – de preferência na língua do país de destino ou em inglês, para facilitar o entendimento em caso de fiscalização. É indicado levar outros remédios, de uso esporádico, para ajudar em qualquer aperto (remédios para dores, febre, gripe, alterações gastro-intestinais, etc), e levar receita para todos eles.

6. Contrate um seguro viagem adequado ao seu destino

Os países que assinaram o Acordo de Schengen exigem um seguro viagem que cubra, no mínimo, 30.000 euros. É imprescindível pensar no seguro viagem: acidentes acontecem, e ter um seguro nessas horas vai deixar tudo mais fácil (e barato). Se você for praticar esportes de inverno, alpinismo ou mergulho, por exemplo, há seguros específicos para todas as modalidades.

7. Avise a administradora do cartão de crédito e a operadora do celular sobre sua viagem

Para não passar aperto, avise com antecedência a administradora do cartão de crédito que você pretende utilizar em sua viagem. Comunique o destino e o período em que estará nele. Avise também à operadora do seu celular. Dessa forma, cobranças no exterior não serão tidas como erro e você não passará pelo transtorno de ter seus serviços cancelados.

8. Verifique a exigência de vacina de cada país com antecedência

Alguns países exigem dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) ou a profilaxia contra a febre amarela. O passageiro pode consultar se o país para o qual está se dirigindo faz essa exigência no Sistema de Informações sobre Portos, Aeroportos e Fronteiras (Sispafra) da Anvisa. Para a emissão do Certificado, você deve procurar um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa espalhados por todo o país. Leve com você o Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto. O atendimento pode ser agilizado se você realizar, com antecedência, um pré-cadastro no Sispafra. De acordo com as condições da sua viagem, outras vacinas poderão ser recomendadas. É importante observar que elas têm um período, que pode variar entre dez dias e seis semanas, para atingir a proteção esperada. No caso da vacinação contra a febre amarela, o não cumprimento do prazo de proteção pode impedir sua entrada em alguns países. Por isso, vacine-se com antecedência.

Consulte-nos para saber se o seu destino requer alguma vacina específica.

9. Chegue ao aeroporto com 3h de antecedência (4h em alta temporada)

Programe-se: check-ins podem demorar mais que o esperado, o trânsito pode estar mais caótico que o normal e o avião não espera. Para voos internacionais, o check-in se encerra 2h antes do horário de embarque. Recomendamos chegar com 3h de antecedência, para conseguir fazer tudo com calma e não perder a viagem. Em alta temporada, com o movimento nos aeroportos maior, indicamos chegar com 4h de antecedência – férias é uma loucura, não?

10. Identifique bagagens e use cadeados (dê preferência aos cadeados TSA)

Especialmente para quem vai aos EUA, é indicado o uso de cadeados aprovado pela TSA (Transport Security Administration), a responsável pela segurança dos terminais aéreos dos Estados Unidos. Há duas marcas de cadeados aprovados pela TSA, reconhecíveis pelos símbolos que você vê nas imagens abaixo:

Mas qual a necessidade de se usar esse cadeado? Bem, é simples. A TSA verifica o conteúdo das bagagens, e caso algum item de sua mala não seja visível pelo sistema eletrônico ou os agentes necessitem verificar melhor, eles abrirão sua mala, e cadeados comuns serão quebrados. O cadeado do tipo TSA pode ser aberto por uma chave-mestra, que os agentes possuem, evitando que sua mala seja avariada. Caso sua mala tenha sido aberta para verificação, você encontrará uma mensagem dentro dela informando da verificação e explicando que, por lei, eles devem inspecionar as bagagens e, caso seu cadeado não seja aprovado por eles e sua mala tenha sofrido algum dano, eles não são responsáveis.

11. Problemas com bagagens devem ser informados à companhia aérea antes de sair do aeroporto e, em seguida, ao seguro

Ah, as bagagens… são tantos casos de extravio, atraso na entrega, danos à mala e outras reclamações, que poderíamos falar sem parar sobre isso. E vamos falar mais, em um próximo post – aguardem!

Não adianta desesperar – por mais que seja uma situação desesperadora – nem se precipitar. Se algo tiver acontecido com sua bagagem, mantenha a calma e informe, antes mesmo de sair do saguão de desembarque, à companhia aérea. Com o comprovante de despacho da mala em mãos, peça para preencher o RIB – Relatório de Irregularidade de Bagagem. Após informar à companhia, contate seu seguro viagem para que eles tomem as devidas providências. Caso a mala não seja encontrada imediatamente, guarde comprovantes de gastos referentes à alimentação, compras de roupas e itens de necessidade básica para pedir ressarcimento à empresa.

12. Carregue sempre um cartão do hotel

Vamos combinar: você está em outro país, com mil coisas na cabeça. Não é sempre que a gente se lembra do endereço de onde estamos hospedados, não é? Para evitar de ficar perdido por aí, leve sempre com você um cartão do hotel.

Com essas dicas em mente, é só manter a calma na hora de se organizar para a viagem! Aguarde nossas próximas postagens com dicas, e conte conosco para te ajudar e orientar em cada parte do processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 22/09/2014 por em Uncategorized.

Arquivo

Endereço

Rua Francisco Deslandes, 971 - Sala 512 - Belo Horizonte/MG - Brasil - 30310-530

Contato

+55 (31) 3264-1212 persona@ personaviagens.com

Compartilhe

Facebook Twitter More...

Twitter

Instagram

Instagram
%d blogueiros gostam disto: